Pular para o conteúdo
Início » 10 melhores animes de mecha para mergulhar de vez no gênero

10 melhores animes de mecha para mergulhar de vez no gênero

Se você quer refinar seu conhecimento em mecha ou mergulhar de vez em todas as coisas mecânicas e espaciais confira essa lista com os 10 melhores dos melhores animes desse gênero.

Mecha é um gênero que combina perfeitamente com anime. Pois suas enormes estruturas mecânicas, seus mundos extremamente desenvolvidos e o poder destrutivo dos mechas só poderiam ser tão bem expressadas no formato de animação.

Além disso, os animes de mecha têm histórias muito ricas e vários insights científicos que são ao mesmo tempo profundos e divertidos.


Nota: Essa lista de recomendações é feita com o intuito de te incentivar a assistir animes que não são tão conhecidos ou recentes.

Por fim, lembro que os números são só para organização e não para ranquear os animes.


01. Yuusha-Ou GaoGaiGar

Titulo Alternativo: King of Braves GaoGaiGar

Gênero: Aventura, Mecha, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 1997

Episódios: 49

Duração do episódio: 25 mins

Temporadas: 2

+ 1 OVA

+ 1 especiais

Origem: Original

GaoGaiGar pode ser dividido em duas partes. A primeira que é totalmente voltada aos heróis de sangue quente e ação com super robôs. E a segunda que é mais focada na história e no desenvolvimento dos personagens.

Além disso, os designs de mecha foram feitos pelo criador dos Transformers originais, o que deve ser suficiente para atrair qualquer fã de robô gigante com amor pelos anos 80.

Sinopse

No ano de 2005, uma raça de monstros alienígenas chamados Zonders emerge do subsolo e lança uma série de ataques à cidade de Tóquio. A única defesa contra essas criaturas é a agência secreta conhecida como Gutsy Geoid Guard (ou 3G) e sua arma definitiva, o incrível robô gigante GaoGaiGar. O piloto de GaoGaiGar, Guy Shishio, é um ex-astronauta que quase foi morto dois anos antes, quando os Zonders caíram pela primeira vez na Terra. A vida de Guy foi poupada quando um misterioso leão robô chamado Galeon o puxou do ônibus em chamas e o trouxe para a Terra. O pai de Guy, Leo, então usou a tecnologia de Galeon para reconstruir seu filho destruído como um ciborgue, na esperança de que ele pudesse parar os alienígenas quando eles aparecessem. Agora, com Galeon como seu núcleo, GaoGaiGar luta para proteger a Terra. Ele é auxiliado por uma equipe de robôs transformadores e por um jovem chamado Mamoru, que tem o poder de purificar os núcleos dos Zonders e parece estar conectado ao misterioso Galeon.

02. Kidou Keisatsu Patlabor ON TELEVISION

Titulo Alternativo: Patlabor the Mobile Police

Gênero: Comédia, Mecha, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 1989

Episódios: 47

Duração do episódio: 25 mins

Temporadas: 1

+ 2 OVA

+ 4 filmes

Origem: Original

Com um estilo de arte único e um grupo de desajustados pilotando os icônicos Labors para servir e proteger o povo de Tóquio, Patlabor tem uma mistura sólida de comédia despreocupada e ação mais séria sem sobrecarregar o anime com uma trama muito densa. 

Aliás, os robôs aqui não são criações altamente sofisticadas que podem destruir cidades com um só golpe. Pelo contrário, Patlabor tem robôs mais práticos. Aqueles que você pode imaginar existir algum dia na vida real.

Sinopse

No futuro, a robótica avançada criou robôs pesados (“trabalhos”) para uso em uma variedade de funções: construção, combate a incêndios, militares e muito mais. No entanto, embora os robôs sejam apenas máquinas, seus operadores também são apenas humanos – e os humanos às vezes se voltam para o crime. Como uma unidade de trabalho pesado pode ser uma arma perigosa, a polícia do futuro está preparada para combater fogo com fogo, usando unidades de trabalho de patrulha avançadas, “patlabors”. Esta é a história da Segunda Divisão de Veículos Especiais, uma equipe heterogênea de policiais e mulheres patlabor fazendo o seu melhor para combater o crime e viver uma vida normal.

10 animes de ação com batalhas insanas

Melhores animes de mecha habituados no espaço

Top 5 animes de mistério estranhamente profundos

Top animes de ação em mundos pós-apocalípticos

03. Break Blade

Titulo Alternativo: Broken Blade

Gênero: Ação, Fantasia, Mecha

Formato: Série

Estreado em: 2014

Episódios: 12

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 1

ou 6 filmes

Origem: Mangá

Break Blade foca em um grupo de amigos que se reúnem para proteger seu país de um ataque inimigo. De forma bem voltada para o lado militar.

Além de muita ação e cenas de combate muito bem animadas, esse anime se destaca com o método usado para controlar os mechas, que são controlados por uma habilidade de manuseio de metal que as pessoas possuem.

Sinopse

No continente de Cruzon, uma guerra iminente entre o Reino de Krisna e a nação de Atenas está transbordando. As pessoas desta terra podem usar quartzo para qualquer finalidade que desejarem. No entanto, uma pessoa, Rygart Arrow, não é. Ele é um “não-feiticeiro”, uma pessoa incapaz de usar quartzo. Mas essa característica lhe permitirá pilotar um antigo Golem, forte o suficiente para lutar contra o exército invasor de Atenas.

04. Full Metal Panic!

Titulo Alternativo: Full Metal Panic!

Gênero: Ação, Comédia, Mecha, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 2002

Episódios: 24

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 4

+ 1 OVA

+ 1 especiais

+ 3 filmes

Origem: Light Novel

O Full Metal Panic! é uma comédia romântica, mas ao mesmo tempo é diferente de uma comédia romântica comum. Isso porque ele passou por diferentes estúdios que acabavam mudando um pouco seu foco. 

Mas ainda assim não têm erro em assistir esse anime, ainda mais quando você chegar na história alternativa (Fumoffu) onde você conhecerá Bonta-kun, um dos mascotes mais famosos dos animes que você provavelmente já deve ter visto em algum lugar.

Sinopse

Sousuke Sagara, um especialista militar de dezessete anos que trabalha para a organização secreta MITHRIL, foi designado para proteger o mais recente candidato “sussurrado”, Kaname Chidori. Para completar esta tarefa, Sousuke terá que lidar com inimigos de seu passado, bem como o ladrão de calcinhas ocasional. Infelizmente para Sousuke, a parte mais difícil de sua missão não é apenas proteger a senhorita Chidori, mas também se acostumar a viver uma vida média de estudante do ensino médio, tarefa nada fácil para alguém criado no campo de batalha.

Confira as listas completas com os animes das temporadas de julho e outubro de 2022.

05. Soukou Kihei Votoms

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: Título

Gênero: Ação, Drama, Mecha, Mistério, Romance, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 1983

Episódios: 52

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 1

+ 10 OVA

+ 1 especiais

+ 1 filmes

Origem: Original

Votoms é um anime com um estilo mais adulto, onde um dos seus maiores destaques está em seu protagonista, que diferente do que acontece na maioria dos animes, seu protagonista não tem nenhuma habilidade ou poder especial, ele é simplesmente um cara normal que tenta sobreviver em um período onde uma guerra interplanetária reina.

E é graças a essa guerra que o protagonista de Votoms está sempre se metendo em cenários de extrema desvantagem, que por sua vez são um excelente palco para cenas com muita ação crua digna dos animes dos anos 90.

Sinopse

Um século de derramamento de sangue entre sistemas estelares em guerra mergulhou quase 200 mundos nas chamas da guerra. Agora, uma trégua desconfortável se estabeleceu na Galáxia Astragius…

Chirico Cuvie, um piloto de blindagem motorizada das forças especiais é subitamente transferido para uma unidade envolvida em uma missão secreta e altamente ilegal para roubar segredos militares – de seus próprios militares! Agora ele está fugindo… de seu próprio exército!

Inseguro de sua lealdade e para cobrir seus próprios rastros, Chirico é deixado para trás para morrer no espaço. Sobrevivendo por sorte, o renegado agora é caçado pelos conspiradores e pela inteligência militar.

Ele é movido pela imagem assombrosa de uma mulher misteriosa e bonita – o objetivo de sua missão e sua única pista para desvendar seu esquema traiçoeiro. Mas os conspiradores farão qualquer coisa para preservar sua misteriosa agenda…

06. Hoshi no Koe

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: Voices of a Distant Star

Gênero: Drama, Mecha, Romance, Ficção Científica

Formato: OVA

Estreado em: 2002

Episódios: 1

Duração do episódio: 25 mins

Origem: Original

+ 1 OVA

+ 1 especiais

+ 1 filmes

Origem: Visual Novel

Hoshi no Koe traz uma estética insanamente realista e vibrante em sua combinação de romance com ficção científica.

Só que Hoshi no Koe, não se limita a esses aspectos, visto que ele vai um pouco mais longe em seu aspecto ficção científica, com alienígenas e uma expedição espacial, que infelizmente deixa dois amantes cada vez mais distantes um do outro a cada dia que passa.

Desse modo, esse anime traz um sua história uma forte emoção e o sentimento doloroso (mas essencial) de saudade.

Sinopse

É 2046 quando uma misteriosa força alienígena começa sua aniquilação da raça humana. Deixando para trás a única pessoa que ela ama, Mikako se junta à batalha interestelar como piloto. E assim – enquanto Mikako arrisca sua vida para salvar a humanidade – Noboru espera. Primeiro dias, depois meses, depois anos para cada nova mensagem que o informará se Mikako ainda está vivo. E, enquanto ela mal envelhece na atemporalidade do espaço, Noboru envelhece. Os dois amantes, mundos à parte, lutam desesperadamente para permanecer conectados enquanto a distância entre eles aumenta em um ritmo assustador.

07. RahXephon

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: RahXephon

Gênero: Drama, Mecha, Música, Mistério, Psicológico, Romance, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 2002

Duração do episódio: 23 mins

Episódios: 26

Temporadas: 1

+ 1 OVA

+ 1 especiais

+ 1 filmes

Origem: Original

RahXephon é um anime genuinamente bom que tem como inspiração Evangelion, e assim como ele, tem mechas fora do padrão que deixam um pouco a ficção científica e se voltam para o sobrenatural. 

RahXephon é um anime bonito, estranho e melancólico. Não chega a atingir a intensidade do suspense psicopata de Evangelion, o que pode ser bom, já que evita que ele se torne uma simples cópia.

Sinopse

No ano de 2012 o Japão foi invadido pelo Mu. Seres humanos de outra dimensão com sangue azul.

No ano de 2015, Tóquio é atacada por invasores, que são repelidos por uma arma humanóide chamada Dolem. Durante o caos, Ayato Kamina conhece Reika Mishima, uma colega de classe.

Durante esse mesmo dia, ele é atacado por funcionários do governo, mas uma mulher chamada Haruka vem em seu socorro, informando que ela foi enviada para buscá-lo pela Organização TERRA, e que Tóquio foi selada em uma fenda no tempo onde o tempo flui um terço. tão rápido quanto o mundo exterior.

Ele foge de Haruka em um trem onde vê Reika mais uma vez. Chegando à Sala de Rah, ele a segue até um tremendo ovo de onde o Dolem RahXephon é chocado, e ao cantar, sua mãe aparece no topo do Dolem que havia parado a invasão TERRA. Na batalha, a mãe de Ayato é ferida, e Ayato foge de Tóquio Júpiter com Haruka ao ver o sangue azul de sua mãe.

08. Tenkuu no Escaflowne

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: Vision of Escaflowne

Gênero: Aventura, Fantasia, Mecha, Romance

Formato: Série

Estreado em: 1996

Episódios: 26

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 1

Origem: Original

+ 1 especiais

+ 1 filmes

Origem: Visual Novel

Existem muitos animes dos anos 90 que se adaptam perfeitamente à animação digital moderna, e Escaflowne é mais um deles. Ou seja, ele traz um design de arte incrível, atenção aos detalhes e uma trilha sonora matadora.

Tenkuu no Escaflowne é um anime de mecha que contraria a tendência de ficção científica. Em outras palavras, os mechas desse anime não são movidos por princípios científicos como energia nuclear e motores elétricos. Ao  invés disso eles são alimentados por corações de dragão, cristais de mana e outras coisas fantásticas.

Sinopse

A estudante do ensino médio Hitomi é transportada da Terra para o mundo mágico de Gaia, onde conhece o menino príncipe Van Fanel, e é apanhada em sua busca para unir os países de Gaia contra o sinistro império Zaibach. No caminho, ela descobre uma habilidade oculta e se esforça para desvendar camadas de mistério que cercam Van, seu passado e a máquina gigante conhecida como Escaflowne.

09. Giant Robo THE ANIMATION: Chikyuu ga Seishi Suru Hi

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: Giant Robo the Animation: The Day the Earth Stood Still

Gênero: Ação, Mecha, Ficção Científica

Formato: OVA

Estreado em: 1992

Episódios: 7

Duração do episódio: 49 mins

ou Temporadas: 1

+ 1 especiais

+ 1 especiais

Origem: Mangá

Se você está em busca de algumas batalhas de ação, esse é o anime para você. A maior parte do combate é corpo a corpo no melhor estilo wuxia, e a adição de “super poderes” deixa tudo muito mais impressionante. Tudo isso com uma animação fenomenal que passou ilesa pelo tempo. 

Giant Robo é definitivamente um dos destaques da era pré-CGI do anime.  Tudo é suave e nítido, e é uma maravilha de se ver. Além disso, ele também se destaca com sua música orquestral que o faz se sobressair dos seus contemporâneos.

Sinopse

Há 10 anos, o Dr. Shizuma e seus colegas inventaram a unidade Shizuma, que é uma nova forma revolucionária de energia renovável e reciclável. Embora eles tenham que pagar um alto preço por seu sucesso em um acidente catastrófico que o mundo só quer esquecer. No entanto, nem tudo está bem, pois a organização secreta Big Fire está determinada a dominar o mundo. Eles obtiveram duas das três misteriosas amostras de unidade Shizuma com uma função desconhecida, que são parte integrante de seus planos de dominação mundial. A terceira amostra foi roubada pelo Dr. Shizuma, que durante sua fuga é salvo por Daisaku, Giant Robo e os Experts of Justice. Então, uma luta desesperada começa entre os Experts of Justice e Big Fire pelo controle da última amostra enquanto Big Fire libera sua arma mais poderosa, o Eye of Volger, sobre o mundo desavisado. Logo tudo aponta para a verdade oculta por trás do acidente de 10 anos atrás como o ponto de partida de tudo.

10. Soukyuu no Fafner

10 melhores animes de mecha

Titulo Alternativo: Fafner

Gênero: Drama, Mecha, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 2004

Episódios: 25

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 3

+ 1 OVA

+ 2 especiais

+ 5 filmes

Origem: Visual Novel

A série começa com bastante calma em uma ilha tropical japonesa comum, onde um grupo de crianças está frequentando a escola como se a vida não fosse nada incomum.

Mas logo o enredo acelera, revelando os principais elementos de sua trama, assim  como alguns segredos chocantes sobre a verdadeira natureza da ilha.

A animação em si também foi muito boa para a época, embora eu tenha que dizer que as lutas de mecha não foram a principal atração aqui.

Sinopse

Tatsumiyajima é a ilha central no meio de um pequeno aglomerado de ilhas, em um remanso sonolento das ilhas japonesas. Não acontece muita coisa lá, e os jovens da ilha vão para a escola sabendo que suas vidas provavelmente permanecerão pacíficas e imperturbáveis. Ou assim eles foram ensinados… mas a verdade é diferente. O destino da humanidade está em jogo, e Tatsumiyajima é a última linha de defesa contra um inimigo hostil e incompreensível. No centro de tudo isso, lutando pela continuidade da existência da Humanidade, está o robô gigante Fafner, o dragão que guarda este tesouro final da humanidade.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments