Pular para o conteúdo
Início » Melhores animes seinen atemporal, cronologia é irrelevante

Melhores animes seinen atemporal, cronologia é irrelevante

O gênero atemporal, não só tem um nome incomum, como também confunde um pouco a nossa cabeça, que está acostumada a seguir uma linha cronológica, mas com esses melhores animes seinen atemporal, você verá que quando uma história é boa, não é uma ordem cronológica “bagunçada” que vai estragar ela.

Além disso, os animes atemporais tem uma característica muito especial, eles conseguem fazer com que a gente experimente algo que só seria possível quando fossemos assistir um anime pela segunda vez. Em outras palavras, ao assistir um anime atemporal, podemos perceber detalhes da trama que normalmente passam despercebidos ao assistirmos um anime pela primeira vez.


Nota: Essa lista de recomendações é feita com o intuito de te incentivar a assistir animes que não são tão conhecidos ou recentes.

Por fim, lembro que os números são só para organização e não para ranquear os animes.


01. Hidamari Sketch

Titulo Alternativo: Hidamari Sketch

Gênero: Comédia, Slice of Life

Formato: Série

Estreado em: 2007

Episódios: 12

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 4

+ 2 OVAs

+ 5 especiais

Origem: Mangá

Para um começo mais descontraído, temos Hidamari Sketch, esse é um anime que dá para assistir sem muito estresse. Isto é ele um ótimo anime para desacelerar e preparar a mente para o gênero atemporal.

O anime acompanha Yuno e seus dias no dormitório para o qual ela se mudou para frequentar uma universidade de artes. Aliás, usando da premissa que ela é uma estudante de artes, o anime usa alguns “cortes” interessantes com fotos reais que lhe dão um toque único.

Sinopse

Durante anos, Yuno sonhou em frequentar a Yamabuki Arts High School, mas agora que ela foi aceita, isso significa a perspectiva assustadora de se mudar para longe de sua casa e família pela primeira vez! Felizmente, Yuno descobre rapidamente que, se seus novos vizinhos nos ecléticos apartamentos Hidamari (Sunshine) não são tecnicamente familiares, pelo menos a maioria compartilha o vínculo de ser colegas estudantes de arte. De alunos do segundo ano como Hiro e Sae, que tentam se comportar como irmãs mais velhas prestativas (principalmente com sucesso) até sua nova vizinha hiperativa, colega de classe e melhor amiga Miyako (que tem o apartamento mais assustador de todos os tempos), Yuno começa a construir a rede de apoio que ela necessidade de lidar com personagens estranhos como sua senhoria estranhamente masculina, sua professora de sala obcecada por cosplay, seu diretor de dentes batendo e todos os outros habitantes estranhos que habitam seu mundo de arte escolhido.

02. Joker Game

Titulo Alternativo: Joker Game

Gênero: Ação, Drama, Mistério, Psicológico, Suspense

Formato: Série

Estreado em: 2016

Episódios: 12

Duração do episódio: 24 mins

Temporadas: 1

+ 1 especial

Origem: Novel

Com um estilo de anime mais “adulto”, Joker Game traz para a tela um design rico em detalhes e uma história com temas de espiões e conspirações, tudo de forma bem trabalhada.

A história se inicia em 1937, com a criação da “Agência D”, que tem como propósito treinar espiões para levantar informações dos outros países antes da segunda guerra mundial iniciar.

Como a maioria de sua trama trata de conspirações e coisas do tipo, o anime é carregado de diálogo que explica a trama nos mínimos detalhes, o que é bom. Mas por outro lado não faz o gosto de muitos. Já que deixa o anime muito “parado”.

Sinopse

Em 1937, antes do início da Segunda Guerra Mundial. O tenente-coronel Yuuki do Exército Imperial Japonês forma a “Agência D”, uma unidade de inteligência do exército sob seu comando e tutela. O Estado-Maior do Exército atribui o tenente Sakuma para observar o desempenho da unidade. A Agência D lança uma ampla rede para encontrar agentes além do pessoal militar japonês, e Yuuki estabelece os princípios da Agência D, que vão contra a doutrina da IJA: “Não mate, não seja morto, não seja capturado”. Com isso, Yuuki treina uma equipe de agentes que realizam missões contra potências nacionais e estrangeiras.

Melhores animes de espada históricos sem escrúpulos

Melhores animes Slice of life no limite da comédia

Top 5 animes de mistério estranhamente profundos

Top 4 animes de comédia com gêmeos inesquecíveis

Top animes de ação em mundos pós-apocalípticos

03. Jinrui wa Suitai Shimashita

Titulo Alternativo: Humanity Has Declined

Gênero: Comédia, Fantasia, Ficção Científica

Formato: Série

Estreado em: 2012

Episódios: 12

Duração do episódio: 23 mins

Temporadas: 1

+ 1 ONA

+ 1 especiaç

Origem: Light Novel

Jinrui wa Suitai é um dos meus animes favoritos nesse gênero atemporal. Não só por causa de seus temas, que te deixam livre para interpretá-los como quiser. Mas também pela forma única com que sua protagonista age.

O anime se passa em um mundo pós-apocalíptico onde a civilização humana regrediu e apesar de não estar em um situação catastrófica, ela não vê um futuro muito brilhante pela. Ainda mais pelo fato de uma nova espécie já ter começado a se estabelecer no mundo.

Contudo, essa nova espécie não é hostil aos humanos. Nesse sentido, acompanhamos a protagonista que trabalha como uma intermediária entre a nova espécie e os humanos.

Sinopse

Durante anos, as taxas de natalidade em declínio forçaram o que resta da raça humana a ceder cada vez mais território a outros seres que pareciam tirar vantagem do nicho ecológico que se esvaziava. Agora, apenas um punhado de humanos permanece entre os remanescentes da civilização e a Terra é dominada por fadas – pequenas criaturas de dez polegadas de altura de inteligência surpreendente. Mas a importância da humanidade ainda não acabou, como a jovem Watashi aprende ao tomar a decisão de retornar à sua cidade natal e assumir a posição de seu avô como árbitro entre as raças. Infelizmente, o trabalho não será tão simples quanto ela esperava, e será necessária uma sabedoria muito além de sua idade para alcançar sua missão mais importante.

04. Kara no Kyoukai: Fukan Fuukei

Titulo Alternativo: the Garden of sinners Chapter 1: Thanatos. (Overlooking View)

Gênero: Ação, Mistério, Sobrenatural, Suspense

Formato: Filme

Estreado em: 2007

Episódios: 10

Duração do episódio: 30 mins ~ 2 hrs

Origem: Novel

Por ter sido uma espécie de protótipo para Fate/stay night e Tsukihime, você verá vários elementos similares entre eles. Ou seja, uma atmosfera sinistra, muita violência e personagens com os olhos de quem perdeu um pedaço da alma.

Mas não se deixe enganar pelo título de “protótipo”. Pois ele está longe de ser algo inacabado ou mesmo uma cópia de Fate.

Esse anime é composto por dez filmes com durações variadas de trinta minutos a duas horas. Ou seja, ele tem muita história para contar

Sua história foca em Shiki Ryougi, uma caçadora de demônios, que adquiriu uma habilidade especial após um acidente, e Mikiya Kokutou, que tenta se aproximar de Shiki desde o colegial, e também o envolvimento dos dois em casos sobrenaturais.

Sinopse

Setembro de 1998: Na cidade onde Shiki mora, algo desencadeia uma onda de misteriosos suicídios de colegiais. A conexão entre as garotas que pularam para a morte não é clara, embora todas tenham saltado do Edifício Fujou, um arranha-céu programado para ser demolido.

Confira as listas completas com os animes das temporadas de abril e julho de 2022.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments